Challenges to Comprehension Implied by the Logo
of Laetus in Praesens
University of Earth

1o junho 2007 | Automatic translation from English

Comemorando o século Institutional do UIA (1907-2007)

senility, immortality ou reincarnation?

--


Este texto foi distribuído como uma liberação de imprensa em 1o junho 2007, a ocasião do centenary da criação do UIA em seu formulário mais adiantado como como sede de associações internacionais em Bruxelas. Os originais são estruturados de modo que os parágrafos possam prontamente ser cortados para usos e exigências particulares do comprimento. A informação de fundo pode através das ligações e da extremidade do original. [original English; also automatic translations into German, Italian, French, Spanish]

Résumé : Discute de la vision originale d'une « Union des Associations Internationales » vieille d'un siècle et la nature et les défis du vieillissement institutionnel employant l'UIA comme modèle générale de beaucoup de telles initiatives internationales. Clarifie certains des « secrets » de la longévité et de la viabilité de l'UIA avant de soulever des questions quant à son identité et la nature de son "existence". Ses défis -- communs à beaucoup de vielles initiatives faisant face à une apocalypse institutionnelle dnas un 21ème siècle chaotique -- sont accentués afin de se soulever les possibilités de sa « réincarnation » a travers quatre initiatives dont la complémentarité est conforme à la vision originale. Celles-ci sont également décrites séparément comme Union des Associations Imaginatives, d'un Réacteur à fusion cognitif (ITER-8), d'une Université de la Terre, et d'une Union des Sages (se mettant en question).


Visão

Um século há, em 1o junho 1907, três pioneiros da organização internacional criaram sede de associações internacionais em Bruxelas com umas 20 associações internacionais como membros. Isto foi transformado em 1910 em uma união das associações internacionais (UIA) -- atos imaginative extraordinària audazes nos começos adiantados de o que é agora uma comunidade internacional dos milhares de corpos governamentais e nongovernmental. Os co-founders belgas eram Paul Otlet (1868-1944), Henri La Fontaine (1854-1943) e Cyrille Van Overbergh. Otlet foi associado pròxima com o desenvolvimento internacional das ciências bibliographical da classificação, notàvelmente a classificação decimal universal. O La Fontaine foi concedido o prêmio da paz de Nobel em 1913, e estava mais atrasado ser associado pròxima com o desenvolvimento da liga das nações e do precursor do UNESCO.

Otlet, descrito subseqüentemente como o 'homem que quis classificar o mundo,' é reconhecido agora por historians como sendo um visionary adiantado de o que o World Wide Web era se transformar. Na era pre-computer, no pico de seus esforços antes da guerra de mundo I, Otlet tinha sido responsável para a acumulação e a classificação de 11 milhão cartões da lima da biblioteca (muitos escritos à mão). Nesse período o UIA perfilou, com detalhe muito substantivo, todas as organizações internacionais extant e suas atividades em um Annuaire voluminous de la Vie Internationale

Como com algum parente beloved -- e como um prospeto futuro para muitos de nós -- como é apropriado granizar a capacidade de uma instituição como o UIA sobreviver 100 anos? Existe ainda. Por décadas produziu notàvelmente um Yearbook of International Organizations: guide to global civil society networks cujos os índices são feitos também disponíveis sobre a correia fotorreceptora, junto com os perfis interlinked do Calendário internacional do Congress, Who's Who in International Organizations, e a Enciclopédia de problemas do mundo e do potencial humano. Estes constituem agora um jogo integrado de 13 bases de dados que perfilam entidades tais como organizações, reuniões, biografias, problemas, estratégias, e valores.

A visão de Otlet era trazer um grau de ordem às aproximações multifarious ao desenvolvimento humano e social e suas conseqüências para o planeta -- uma contribuição presumptuously optimistic à possibilidade de sua 'coordenação'. Teve certamente um sonho. Em tornar-se além de seu foco bibliographical e organizational inicial, o UIA continuado então a procurar maneiras reconhecer, honrar e representar o spectrum cheio de iniciativas humanas e dos preoccupations que manifestam-se em uma maneira organizada através dos limites nacionais -- na isolação e dentro das redes complexas dos relacionamentos entre eles. Otlet ele mesmo dirigiu-se ao desafio do 'problema dos problemas' -- como um precursor aos interesses subseqüentes de muitos futurists.

Envelhecimento

O que quer que one opinião, uma pode enchanted pela variedade improbable de tais esforços institutional -- muitos doente-adaptaram-se tão seemingly, ridiculous e posto em perigo quanto alguma espécie animal na natureza. Como recipientes para aspirations humanos, muitos podem ser caricatured como veículos da identidade para egos -- homens (wo) maravilhosos em suas máquinas institutional do vôo -- para pedir de um caricature famoso do desenvolvimento adiantado do avião. De tal perspective um corpo como o UIA pode ser visto como um modelo que exemplifying os desafios do envelhecimento institutional, levantando as perguntas que puderam jorrar sejam perguntadas das instituições financiadas muito maiores e melhores que se estão tornando cada vez mais 'longas no dente', talvez mesmo as nações unidas -- próprio negligent dos massacres, após e ongoing, isso foi projetado especificamente impedir?

Que são os sintomas do envelhecimento institutional e quando tendem a emergir? Alguma idade mentalmente whilst ainda aparentemente jovens? Como a perda da memória coletiva tende a se manifestar? Como faz uma instituição lidar com a visão diminuída, a perda de hearing, ou mesmo a capacidade impedida do discurso -- se estes desafios forem reconhecidos mesmo? Devem alguns ser vistas para necessitar frames andando assegurar um grau de mobilidade? Quando é uma instituição um motivo de preocupação como um perigo a se, se não a outra? Além da dependência progressiva em dispositivos protéticos, é um transplant do órgão que possa ser necessário à sobrevivência -- um coração, uma cabeça, ou mesmo um transplant do corpo inteiro -- especialmente em seguida sendo preservado 'congelado' (criogênica) ou 'moth-balled' durante um período prolongado dos hubris? É um formulário do dementia senile a ser reconhecido, especialmente quando toda a coerência é uma matéria para a surpresa agradável? Quando ser o que dá forma da terapia apropriada -- se medication corretivo, ou pills felizes -- e como são seus advogados a ser distinguidos dos purveyors de potions do óleo da serpente? E nas fases finais que provisão é ele apropriado para fazer para o cuidado do hospice ou a sustentação da vida -- e como são as introduções da dignidade e do euthanasia a ser dirigidos?

De um perspective maior, a longo prazo, como aqueles associados com a instituição distinguem entre os prospetos do senility, o immortality, o reincarnation e o nothingness? Que acontece ao espírito vivo que inspirou a criação da instituição e o dedication de muitos a suas décadas excedentes da operação? Como é a ser compreendido como 'se movendo em', especialmente quando muitos envolvidos são focalizados desesperadamente na 'suspensão em'? Como com os elefantes na selva, aonde as organizações velhas vão morrer?

Para o UIA, upheld por algum como uma organização modelo, como bem modela muitas instituições idosas dignas que doente-são adaptadas ao futuro? Tràgica há o exemplo dos UIA 'um sibling mais velho', o Federation internacional para a informação e documentação (FID), well-known aos bibliotecários, que alcançaram seu centenary em 1995 mas agora somente 'existe' em uma condição legal comatose.

Sobre um século chaotic, marcado por níveis originais do conflito, do bloodshed e do mismanagement -- muito provavelmente para replicated no século de vinda -- como a eficácia institutional e intelectual é desdobrada através das instituições internacionais a ser avaliadas? Nesse respeito, que pôde ser as lições mais largas dos sucessos e das falhas de um corpo como o UIA com seu foco na gerência do conhecimento? São umas atitudes mais apropriadas do complacency e do optimism melhor que alguma expectativa que umas instituições mais novas pôde ato mais apropriadamente do que suas pessoas idosas?

Sobrevivência

O UIA pode certamente ser dito ter sobrevivido duas guerras de mundo que devastated notàvelmente estruturas institutional em Bélgica. A sustentação do governo belga entretanto tinha sido retraída em 1934 que deixam somente um secretariat essencialmente esqueletal, dependente significativamente em voluntários.

Os Nazis tentaram momentaneamente usar o UIA como uma parte dianteira. Com o benefício de um legacy do La Fontaine, reconstituted então em 1948 como um instituto -- depois disso conseguindo uma medida do recognition de UN/ECOSOC no que diz respeito a seu perfilar das organizações. Sobreviveu também o interplay subseqüente, notàvelmente em Europa, dos ideologies socio-political opondo-se da guerra fria e daquela do conflito pela maior parte escondido entre Catholics e 'thinkers livres' (freemasons). Estes exemplified por seus henchmen e veterans honoráveis representados devida nos corpos estatutários de UIA, presumably em alguns casos em nome das agências de inteligência relevantes attentive a seu allegiance como um gatherer strageically colocado da inteligência. Formalmente beneficiou-se do status especial concordado às associações internacionais sob a lei belga. Mas que significado deve ser unido ao fato que seus secretários gerais por pagar sobre muitas décadas foram embaixadores belgas aposentados?

Bélgica é naturalmente o país da escolha para que tais forças shadowy mutuamente opondo-se co-exist e floresça na ambigüidade surreal -- décadas excedentes protetoras de um niche excepcionalmente apropriado para um clearinghouse uncompromising da informação em fenômenos internacionais. O UIA sobreviveu também o arrogance familiar de oficiais intergovernmental e de seus programas destabilizing -- alguns a solicited ironically como membros do UIA que segue sua aposentadoria.

Viability

Os theorists da gerência têm debatido por muito tempo os segredos do longevity organizational. Como perguntado de algum parente da idade grande, que era o segredo do sucesso do UIA sobre muitas décadas marcadas por um multitude de outras falhas e bancarrotas organizational? No contraste a muitos corpos, o UIA nunca foi um receptor ideal de financiar do programa. Seu foco foi demasiado uncompromisingly internacional (melhor que 'campo em nível'), interdisciplinary (melhor que setor ou emitir o específico), e prazo (melhor que combinar as exigências deliverable de ciclos e de formas políticos a curto prazo de orçamento).

Talvez a característica a mais óbvia de seu 'segredo' foi um elevado-grau de disciplina a longo prazo, um método que data de sua associação adiantada com as ciências da organização da classificação e do conhecimento. Necessariamente combinar isto era uma abilidade de atrair e inspirar a equipe de funcionários a longo prazo, apesar das condições de funcionamento que são laughable aos profissionais da carreira em uns corpos mais convencionais. A atração teve muito a fazer com os preoccupations internacionais, interdisciplinary detalhados de sua matéria sujeita -- impossível dentro dos programas altamente fragmentados de corpos académicos, comerciais e intergovernmental, especialmente quando confinado por agendas ideological overt ou secretas e pelo desempenho financeiro.

Entretanto, assegurar a viability o UIA podia gerar as ferramentas de referência de alta qualidade que nenhum outro corpo poderia produzir consistentemente no preço -- apesar dos esforços destabilizing ocasionais de projetos político-motivated. Este professionalism foi marcado por uma colaboração incomun sobre décadas com um dos publishers os mais proeminentes do mundo de livros de referência para o mercado da biblioteca -- K G Saur Verlag (Munich), vària comprado e vendido por corporaçõs multinacionais no negócio da informação. O professionalism foi conseguido por um grau adiantado, e raramente elevado de computarização para realçar os esforços dos colaboradores -- quem nunca excedeu alguns 20 no número. Esta capacidade fazer o uso adiantado de tecnologias emergentes, das redes in-house aos usuários remotos da correia fotorreceptora, assegurou uma vantagem do competidor continuando e o credibility, notàvelmente com respeito à correia fotorreceptora baseou o visualization de redes complexas das organizações e dos seus preoccupations.

Também vital à sobrevivência do UIA era a abilidade de controlar prioridades seemingly incommensurable, se aqueles dos scholars de relações internacionais, investigadores de mercado (notàvelmente na indústria da conferência internacional), organizações intergovernmental desafiadas por associações internacionais -- ou aqueles de associações nonprofit dos voluntários. Estas relações, e a abilidade 'comunicam-se em suas línguas', adicionadas a sua reputação a longo prazo nas ciências de informação, reframed mais recentemente como a gerência do conhecimento.

Symptomatic destas competência variegated sobre os anos foi: a concessão imprimindo adiantada do mundo do escritório dos artigos de papelaria do seu Majesty 'para a aplicação a mais inovativa dos computadores a typesetting'; desenvolvimento in-house das facilidades da tradução automática para converter sua base de dados das organizações da língua inglesa no francês sob o contrato ao Agence de la Francophonie; participação no projeto em objetivos, em processos e em indicadores do desenvolvimento da universidade unida das nações; avaliação de relações do NGO com o UNESCO em nome do UNESCO; solicitation pelo gerente contraído do domínio da correia fotorreceptora de .ORG de ICANN ao sócio na oferta para sua gerência futura; projeto principal que financía do directorate do EU para que a sociedade de informação realce a adaptação multi-media de dados de UIA para o biodiversity na parceria com o Conservation do mundo que monitora o centro; e avaliação bem sucedida pelo banco de mundo para a adaptação de suas bases de dados ao desenvolvimento internacional.

Identidade

O seu dado multifacetted a natureza, o que é exatamente o UIA? Dado o status legal internacional problematic de organizações nongovernmental, a que existent mesmo 'existe'? Dado certas décadas disrupted da existência nebulous, e a falta de algumas contribuições financeiras de seus membros eminentes, que extensão a tem existiu como mais do que um teste padrão das operações entre os indivíduos ao agrupados em um secretariat -- sobre que introduções do accountability e da gerência democrática apropriada podia legitimately ser levantado?

Claramente é uma organização 'nonprofit', ou talvez -- dado sua dependência em self-financiar como uma informação bem sucedida 'negócio' -- isto deve ser reframed como 'não-para-lucrar'. Os UN definiram-no eficazmente como um formulário do registro internacional de que suas agências e outras foram dependentes -- especialmente para statistics a longo prazo. Na uma mão, dada sua posição estratégica em uma sociedade emergente do conhecimento, talvez deve-se compreender como mais característico de muitas iniciativas virtuais que respondem às oportunidades na correia fotorreceptora -- dado especialmente seus perícia e nimbleness técnicos. E naturalmente, pelo menos para scholars, podia-se compreender como um constituent da sociedade civil internacional -- um NGO no sentido mais genérico do termo, dado especialmente sua dependência continuando no compromisso voluntário da equipe de funcionários além de algumas obrigações contractual.

Unstated, como com muitos corpos dependentes das contribuições dos colaboradores além da chamada do dever, o UIA pôde ser dito ter sido um ecosystem de indivíduos um tanto idiosyncratic desde seu fundar em 1907 como sede de associações internacionais. Era elas que fizeram o impossível acontecer onde umas organizações mais profissionais temeram prudently para pisar. Curiosa esta abilidade era sobretudo dependente em uma capacidade focalizar em uma elevação - em nível do detalhe, gravando testes padrões dos milhares dos relacionamentos entre organizações, problemas, valores, estratégias e o gosto -- do processo um poço agora descrito como a edição do hyperlink.

Desafios

Apesar de suas realizações notáveis, e como muitas outras organizações, o UIA é desafiado seriamente pelo ambiente socio-economic turbulent da sociedade de informação emergent em que o foco deslocou das hierarquias do passado, às redes, nos mundos virtuais de Cyberspace e de suas comunidades dinâmicamente bloqueadas. Muitos discutiriam que a correia fotorreceptora está provando ser de uma relevância mais grande do significado e do futuro do que as nações unidas -- retardar caracterìstica em reconhecer seu potencial, se não altamente resistente a ele. Entretanto, apesar do nimbleness do UIA, não pôde manter sua própria vantagem estratégica. No mundo da correia fotorreceptora, o significado operacional de cada um dos termos na 'união de associações internacionais' do sonho century-old de Otlet chama-se para o reinterpretation radical.

Para ter toda a relevância, a 'união' necessita ser compreendida dinâmicamente como um verbo que relaciona-se à coerência continuamente emergente. Muitos understandings de 'internacional' são agora misleading ou irrelevant quando o desafio tem mais a fazer com o que pode ser rendido 'intelligible' através de limites sectoral e outros no processo da gerência do conhecimento. Em um mundo da organização multi-media e virtual, cada vez mais reliant na gerência da imagem, as 'associações' necessitam ser compreendidas nos termos dos connotations -- marcado preferivelmente por hyperlinks como pathways e laços de gabarito de aprendizagem. É neste sentido que um esforço em reframing o UIA o viu como uma união de associações Intelligible -- apropriadamente responsivo ao un-intelligibility de um mundo cada vez mais complexo.

Como com muitas instituições, os corpos estatutários do UIA responderam ao século XXI, como os coelhos paralizados na estrada na noite -- sua visão danificada pelo brilho do futuro onrushing. Windows da oportunidade foi faltado sistematicamente. Os luddites da informação resistem a inovação necessária em uma comunicação para finalidades da tomada de decisão, que reverts defensiva aos testes padrões diretivos dysfunctional do passado -- incapaz de envisage processos mais apropriados para eliciar a sustentação e financiar vital. O Incompetence na cara da complexidade dos desafios engenders o negligence. As estruturas implode em consequência dos contradictions unsustainable. Vida - a doença ameaçando engendered tràgica naquelas obrigadas internalize o stress 'em instituições doentes'. As paralelas com senility humano tornam-se sempre mais aparentes.

Que formulários mais apropriados da organização e da ação são uns corpos mais novos a recolher um período desafiou cada vez mais pelo terrorismo -- talvez como o manifestation adiantado shadowy de formulários novos da organização e da mudança social? Um membro Australian da equipe de funcionários de UIA, juiz de Anthony, em sua aposentadoria recente após uns 40 anos de desenvolver a capacidade estratégica desse corpo, vê o desafio como em parte um de recuperar o heritage do esforço coletivo misappropriated -- misappropriated por aqueles que procuram perpetuate testes padrões neo-colonialist de mismanagement self-interested no defiance dos potenciais de iniciativas da informação da abr-fonte. Os inadequacies éticos muito-publicized da liderança intergovernmental principal são indicadores do desafio.

Possibilidades

Enfrentado com analogues ao dementia senile, como podem muitas instituições do envelhecimento do 20o século transformar seus sonhos e inspirações nos formulários apropriados ao século XXI? Em um mundo desafiado cada vez mais pelo governance fé-baseado, as crises unmanageable, política 'surpreendem', e as expectativas do Apocalypse logo, o que puderam ser compreendidas como os 'quatro horsemen' de algum Apocalypse institutional internacional? E que pôde ser as respostas apropriadamente corretivas na luz do sonho de Otlet?

É tal jogo de iniciativas complementares -- uma união de associações Imaginative, um reator de fusão Cognitive, uma universidade da terra, e uma união dos Whys -- isso constituiria um reincarnation da união muito-desafiada de associações internacionais, como proposto agora? Deve o espírito do UIA ser visto como 'sendo reencarnado' diversas vezes no século passado, como com a liga do 'reincarnation' das nações como as nações unidas? Dado os desafios complexos do futuro, tal complementarity poderia mais carregar para a frente a flama essencial da inspiração original de Otlet?


Referências/contatos

Other resources: Windows on the Union of International Associations

Photographs: In addition to the documentary film (above), numerous photographs of Paul Otlet are available on the web.

creative commons license
this work is licenced under a creative commons licence.